Promotor
Faz Cultura - Empresa Municipal de Cultura de Braga, E.M.
Sinopse
Um órgão de tubos com 132 anos, alojado no histórico Old Musuem em Brisbane, na Austrália, está no centro do muito aguardado encontro entre Lawrence English e loscil. Após uma conversa sobre noção de "fontes ricas" como uma forja para a música eletrónica, os dois músicos juntaram-se para combinar o melhor dos seus talentos.
Lançado no início de 2023, Colours of Air é uma paleta de sons únicos. Um conjunto de gravações captadas no órgão centenário foram depois processadas e transformadas, dando origem a oito majestosos exercícios eletroacústicos. O timbre do instrumento e as flutuações espaciais do tom na sala dão à música uma sensação sagrada, como a luz que entra das abóbodas e vitrais de uma igreja. Do miasma translúcido de “Yellow”, à miragem melancólica de “Violet”, ou à tempestade de areia crepuscular de “Magenta”, as faixas que compõem Colours of Air – como o nome nos indica – refletem uma tonalidade específica que forma o espectro das “cores do ar”.
Artista sonoro e compositor australiano, Lawrence English é reconhecido pelo trabalho nos campos da música experimental e ambient. Com uma sensibilidade única para construir paisagens sonoras, incorporando sons naturais e gravações de campo, o trabalho de English desafia as noções de perceção e memória. Com discos como A Colour for Autumn (2009), Wilderness of Mirrors (2014) e Observation of Breath (2020) e colaborações com Tujiko Noriko & John Chantler e Merzbow, Lawrence English tem-se destacado como um dos nomes mais inovadores na música experimental. Loscil é o projeto de música eletrónica e ambient do canadiano Scott Morgan. Aclamado compositor e artista multimédia, Morgan fez parte do coletivo Multiplex e foi baterista de Destroyer. Depois da estreia autoproduzida, a grande maioria dos seus projetos foram lançados pela histórica Kranky. Para além do trabalho a solo, Morgan conta ainda com colaborações com nomes como Rachel Grimes, Daniel Bejar, bvdub e o mestre da música eletrónica Ryuichi Sakamoto.